São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Parque Ibirapuera terá mais vagas pagas a partir do dia 16

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo dia 16, o parque Ibirapuera terá menos vagas gratuitas de estacionamento. O Autorama, que fica do lado oposto ao Detran, e o viveiro Manequinho Lopes estão em fase de demarcação e sinalização para cobrança de zona azul. Com a medida, 400 vagas existentes serão loteadas. Hoje, já é feita a cobrança para 525 vagas.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), apenas a Pinacoteca e a Prodam ficarão livres de zoneamento, ao menos por enquanto, por falta de acordo. A companhia diz não poder estimar um balanço das vagas livres sem fazer um loteamento.
Fechado desde a quinta, de acordo com a administração do parque, o Autorama, que deve ser reaberto até o fim da semana, teve o asfalto recapeado.
Segundo Roberto Scaringella, presidente da CET, o loteamento das vagas para cobrança da zona azul foi determinação do conselho gestor do parque. A medida visa evitar que pessoas que trabalham em ruas próximas usem o local para deixar os carros todo o dia, prejudicando usuários do parque.
Ontem, placas com alertas de horário e da obrigatoriedade do cartão começaram a ser colocadas. No parque, a zona azul vigora das 10h às 20h durante a semana e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Cobrança
Foi adotado no Ibirapuera um sistema diferenciado em relação ao que vigora nas ruas da cidade. No interior do parque, o motorista paga o mesmo valor da zona azul, R$ 1,80, mas pode deixar o veículo por duas horas, o dobro do tempo normal. O tempo máximo de permanência é de quatro horas. Quem desrespeita o limite fica sujeito à multa de R$ 53,20.
De acordo com a CET, pesquisa feita com 300 motoristas revelou que 86% consideraram que a zona azul proporcionou melhorias no estacionamento. Um dos aspectos que motivam a cobrança no parque Ibirapuera é a eliminação da ação de flanelinhas no local.


Texto Anterior: Entrevista: Presidente da CET lamenta desrespeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.