São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Musa da Flip e queridinho do evento trocam farpas no último dia

DO ENVIADO A PARATY

A lavagem de roupa suja no fim da Flip estendeu-se a uma refrega entre o queridinho do público, o português valter hugo mãe, e a dita musa da festa, a argentina Pola Oloixarac, que dividiu a mesa com mãe e foi ofuscada por ele, aplaudido de pé.
Ele disse que ela se fiou demais no charme. Ela atacou o sentimentalismo demagógico que uniu mãe à plateia -ele chorou e arrancou lágrimas ao ler um texto sobre sua relação com o Brasil.
"Charme não se escuta", disse o autor, que usa o nome em minúsculas para, segundo ele, criar "uma ligação mais direta com a oralidade e uma humildade gráfica".
"Impressionou-me como ela se deixou levar pelo modo com que a imprensa a transformou numa coquete. Era importante que os leitores não tomassem aquela despreparação como falta de qualidade, pois o livro dela ["As Teorias Selvagens'] é muito bom."
Sem saber que mãe falara sobre ela, Pola o tratou com sarcasmo. "Achei que a mesa era sobre escrita experimental e que íamos debater algo. Mas, quando percebi que eram perguntas pessoais, me deu pena. Se soubesse teria trazido fotos de minha avozinha (de cachecol e agasalho)", disse ela à Folha.
"É engraçado, porque te dizem: não se preocupe, não será nada complicado. Quando, para mim, falar de coisas complicadas é mais fácil, e o difícil é o outro, fazer coisas que me parecem demagógicas e cursis [algo como cafona, sentimental]."
"Detesto tanto a literatura de "bons sentimentos" que cada vez gosto mais de lembrar da situação [da mesa]. Gosto do contraste."
O português, recordista de vendas na Flip e alvo de tietagem em Paraty, contou que após o debate Pola "chorou copiosamente" na pousada onde estavam hospedados.
Ela nega, diz que na verdade estava gripada e com febre, o que teria também motivado o cancelamento de uma entrevista. (FABIO VICTOR)


Texto Anterior: Curador diz que Lanzmann agiu com preconceito típico do nazismo
Próximo Texto: Mesas funcionam como salas de cinema
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.