São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PARATIANA

ANTONIO PRATA
@antonioprata


Fica aí a sugestão

EIS QUE mais uma Flip termina, deixando em nossa memória alguns grandes momentos: a emocionante palestra de Antonio Candido, o entusiasmo de Ellroy, a precisão de Joe Sacco, o humor de Ubaldo, a beleza de Pola, valter hugo mãe cantando fado na festa de uma editora.
Este cronista, porém, não pode se deixar levar pela empolgação e furtar-se a dar seus pitacos para a próxima edição.
Alçapão: se um escritor pretender usar a Flip para ampliar o diâmetro de seu azedume, como fez o francês Claude Lanzmann, abrir-se-á um alçapão no palco, engolindo o mala com cadeira, microfone e copo d'água. A saída do túnel será em Caraguatatuba, de onde o infeliz deverá voltar a pé -ou a nado- para sua cidade ou país.
Teleférico: as ruas de Paraty são lindas, mas impraticáveis. Com um sistema de teleféricos passando por pousadas, restaurantes, Tenda dos Autores e eventos paralelos, mantém-se o pitoresco sem castigarem-se os tornozelos.
Super Trunfo Literário: são muitos autores e o público não se cansa de perguntar; esse é o paquistanês órfão ou o refugiado palestino? Aquele é o búlgaro que escreve sobre família ou o polonês tarado? O jovem autor mexicano ou o velho poeta guatemalteco?
Três meses antes da Flip, seria lançado o Super Trunfo Literário, aos moldes do velho jogo sobre carros: em cada carta, uma foto do autor, nome, prêmios, número de livros publicados, principais entrevistas, festivais pelos quais passou.
Jogando, nos familiarizaremos com os escritores e escolheremos as mesas, sem o inconveniente de ler livros, coisa que ninguém mais consegue, com tanto trabalho, mídias sociais e, ultimamente, eventos literários a frequentar. Fica aí a sugestão.

ANTONIO PRATA publicará crônica diária de Paraty ao longo da 9ª Flip.


Texto Anterior: Mesas funcionam como salas de cinema
Próximo Texto: Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.