|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Instrutor de
vôo suspeita de falha mecânica
DA REPORTAGEM LOCAL
E DA FOLHA VALE
O piloto e instrutor de
vôos de helicóptero da empresa Helipoint Marcelo Jorge Graciotti disse que o termo "perda de potência", utilizado pelo co-piloto Luís
Roberto de Araújo Cintra
para justificar o acidente em
Maresias, se refere a uma falha mecânica.
Segundo Graciotti, durante decolagens e pousos de
helicóptero, a potência é essencial para estabilizar a aeronave e permitir ao piloto
controlar o aparelho. Na
aproximação para o pouso, é
a potência que "segura" a velocidade de descida das aeronaves e impede uma possível queda.
Graciotti diz que perder
potência não é comum, mas
pode ocorrer se não houver
manutenção periódica do
helicóptero. Problemas como esse (mecânicos) são
responsáveis por menos de
1% dos acidentes com helicópteros.
Na opinião do comandante Hamilton Alves da Rocha,
que tem 16 anos de carreira e
pilota o helicóptero do apresentador de TV Gugu Liberato, a perda de potência do
aparelho, se não ocorreram
problemas no motor ou outra falha mecânica, pode ser
explicada pelo mau tempo.
"Uma das possibilidades é
o helicóptero ter sido atingido por uma rajada de vento
em sua cauda. Eles estavam
voando muito baixo."
Segundo Rocha, é preciso
saber em que altitude o aparelho estava para afirmar se
o piloto teria tempo de recuperar a potência.
Texto Anterior: Acidente em Maresias: Co-piloto aumenta mistério sobre desastre Próximo Texto: Cintra diz ter visto piloto afundar Índice
|