São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2001

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Instrutor de vôo suspeita de falha mecânica

DA REPORTAGEM LOCAL
E DA FOLHA VALE

O piloto e instrutor de vôos de helicóptero da empresa Helipoint Marcelo Jorge Graciotti disse que o termo "perda de potência", utilizado pelo co-piloto Luís Roberto de Araújo Cintra para justificar o acidente em Maresias, se refere a uma falha mecânica.
Segundo Graciotti, durante decolagens e pousos de helicóptero, a potência é essencial para estabilizar a aeronave e permitir ao piloto controlar o aparelho. Na aproximação para o pouso, é a potência que "segura" a velocidade de descida das aeronaves e impede uma possível queda.
Graciotti diz que perder potência não é comum, mas pode ocorrer se não houver manutenção periódica do helicóptero. Problemas como esse (mecânicos) são responsáveis por menos de 1% dos acidentes com helicópteros.
Na opinião do comandante Hamilton Alves da Rocha, que tem 16 anos de carreira e pilota o helicóptero do apresentador de TV Gugu Liberato, a perda de potência do aparelho, se não ocorreram problemas no motor ou outra falha mecânica, pode ser explicada pelo mau tempo.
"Uma das possibilidades é o helicóptero ter sido atingido por uma rajada de vento em sua cauda. Eles estavam voando muito baixo."
Segundo Rocha, é preciso saber em que altitude o aparelho estava para afirmar se o piloto teria tempo de recuperar a potência.



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