São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRIO VETERINÁRIO

Combate a doenças inclui vacinas e inalação

Inverno também causa aumento de problemas respiratórios em animais

Antônio Gaudério/Folha Imagem
Papagaio passa por inalação no Zoológico de São Paulo para combater problemas respiratórios


DA REPORTAGEM LOCAL

Tosse, espirro e falta de ar. Esses sintomas "humanos" também fazem dos animais suas vítimas quando a temperatura cai.
O papagaio do Zoológico de São Paulo, por exemplo, fez ontem inalação na instituição para combater dificuldades respiratórias.
Fabíola Ramalho Larsson, veterinária do Hospital Universitário da Universidade Anhembi Morumbi, disse que só nesta semana apareceram dois cachorros que ficaram doentes por causa do frio. Ela diz que os casos de traqueobronquite, os mais freqüentes, exigem tratamento para evitar uma pneumonia, por exemplo.
Outro caso comum é o de cães com cinomose, doença grave que ataca vias respiratórias, o aparelho digestivo e o neurológico. A veterinária diz que a primeira dose da vacina para essa e outras doenças deve ser dada quando o animal tem de 45 a 60 dias, repetida duas vezes num intervalo de 30 dias e depois uma vez ao ano.
Segundo Larsson, durante a campanha anti-rábica, também sobem os casos da doença. Cães não vacinados contra a cinomose são postos em contato, o que facilita a transmissão do vírus.


Texto Anterior: Na areia: Baleia morre no Rio após 50 horas de agonia
Próximo Texto: Panorâmica - Belo Horizonte: Camelôs levam comércio a baixar as portas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.