São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARANÁ

Reitor diz que vai defender sistema de cotas
O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Carlos Augusto Moreira Jr., disse ontem que vai recorrer até ao STF (Supremo Tribunal Federal), se necessário, para garantir o sistema de cotas a negros e oriundos de escolas públicas aprovado na instituição. A medida foi questionada anteontem pelo procurador da República em Guarapuava (PR) Pedro Paulo Reinaldin.
Em maio, o conselho universitário da UFPR aprovou reserva de 20% das vagas para afrodescendentes e 20% para egressos de escola pública.
Reinaldin baseou a ação civil pública e o pedido de liminar no princípio constitucional de igualdade entre indivíduos e no artigo que define acesso aos níveis mais elevados de ensino a quem tenha mais capacidade intelectual.
A juíza federal Valkíria Kelen de Souza encaminhou pedido de explicações à reitoria. Ela só decidirá sobre o pedido do procurador após ouvir a UFPR. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Polícia: Presa mulher com estoque de drogas
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Choque entre dois trens deixa 52 pessoas feridas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.