São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp é o museu mais visitado na cidade

Entre janeiro e abril, o público do tradicional museu da avenida Paulista foi quase equivalente à população de Jacareí

Em segundo lugar com maior procura, aparece o Museu da Língua Portuguesa, aberto em 2006 e que é referência do modelo interativo

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora cada vez mais populares, os museus interativos ainda não desbancaram os tradicionais. Entre janeiro e abril deste ano, período anterior à greve da USP, que alterou o funcionamento dos museus que são mantidos pela universidade, o campeão de visitação no município de São Paulo foi o Masp (Museu de Arte de São Paulo). Seu público no quadrimestre foi quase equivalente à população da cidade de Jacareí (75 km de São Paulo).
O Museu da Língua Portuguesa, aberto em 2006 e referência do modelo interativo, foi o segundo mais procurado no período, seguido, respectivamente, pelo Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, e pelo Museu do Futebol, outro exemplo do modelo interativo.
Segundo especialistas, o setor de museus tem se fortalecido não apenas em São Paulo, mas em todo o país. Para eles, as instituições têm demonstrado maior preocupação em cativar visitantes e oferecer atrações diferenciadas.
"Fazer museu para o público parecia algo óbvio, mas não era", afirma o presidente da seção brasileira do Icom (Conselho Internacional de Museus) e ex-diretor do museu de Zoologia, Carlos Roberto Brandão.
De acordo com ele, analisar se há uma demanda para depois abrir um museu que a atenda é algo recente. "Os [museus] que não possuem acervo, que guardam o que chamo de "herança intangível", são um fenômeno dos anos 90 para cá."
Segundo Luciana Sepúlveda Koptcke, pesquisadora da Fiocruz e coordenadora do Omcc (Observatório de Museus e Centros Culturais), ligado à fundação, o desafio das instituições é não apenas atrair novos públicos, mas fazer com que essas pessoas retornem.


Texto Anterior: Mario Ermírio de Moraes (1958-2009): A simplicidade de um herdeiro da Votorantim
Próximo Texto: Prefeitura inicia construção de ciclovias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.