São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

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Estatal prevê 'trem cheio' na linha 4-amarela

Espera na plataforma, porém, deve baixar

DE SÃO PAULO

A entrega das novas estações tende a provocar uma explosão do número de passageiros na linha 4-amarela do metrô: a demanda atual de 190 mil/dia deve mais que dobrar em 2011 e, no ano que vem, atingir 700 mil/dia.
O principal motivo é a chegada ao centro e a integração com as linhas 1-azul (Luz) e 3-vermelha (República). "Não esperamos superlotação, mas temos a perspectiva de trem cheio. Não tem a ilusão desse conforto que existe hoje", afirma Luís Valença, presidente da ViaQuatro, concessionária privada responsável pela linha 4.
Segundo ele, apesar do "trem cheio", não é esperado ultrapassar 6 pessoas por m˛ -limite de conforto em boa parte do mundo, mas ultrapassado nas três linhas mais antigas do metrô de SP.
As novas estações devem provocar uma redistribuição de passageiros: Sé e Paraíso esvaziam um pouco; Luz e República ganham mais gente.
A espera nas plataformas da linha 4 também deve baixar. Hoje há cinco trens e intervalos de 205 segundos nos picos. Nos próximos dias serão usados dez trens, com intervalos de até 180 segundos.
Com a operação completa, até 14 trens, a espera baixará para 124 segundos -contra 100 segundos na linha 3. A linha 4 ganha 3,7 km e passa a ter 9 km com as novas estações Luz e República.
A partir do dia 15, haverá uma nova linha de ônibus voltada a usuários interessados na ligação com a linha 4 -8075/10 (Terminal Campo Limpo/Metrô Butantã), com intervalos de 8 minutos.
Segundo pesquisa Datafolha, pela primeira vez, desde 1997, menos da metade dos paulistanos aprova hoje a qualidade do metrô (47% dizem ser ótimo/bom, queda de sete pontos desde 2008). A principal justificativa é a superlotação do sistema.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, diz que um dos motivos para elevar a demanda na linha 4, assim como para a superlotação da rede, é a queda do custo da viagem.
"Não estamos só tirando carro da rua. Está havendo uma migração tremenda dos ônibus da zona sul", afirma.
Antes da linha 4, diz, usuários pagavam R$ 4,49 pela integração de ônibus e metrô da zona sul ao centro. Agora, afirma, pagam só R$ 2,90 -tarifa que permite a integração da CPTM com a linha 4 do metrô, na estação Pinheiros.
(ALENCAR IZIDORO)


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