São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitsuo Marubayashi, o prefeito nissei

WILLIAN VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mitsuo Marubayashi foi um típico nissei e uma espécie de coronel de cidade de interior -sua família ajudou a fundar a Paraguaçu Paulista (SP), onde ele foi prefeito, teve rádio, jornal e prestígio.
Dizia Marubayashi que os pais deixaram a província de Fukuoka, no Japão, iludidos pela propaganda pró-imigração -achavam que "as plantações de mantimentos e frutas aqui eram nativas, bastando apenas colhê-los". Acabaram na lavoura de café.
Em 1923 a família comprou lotes de terra, que anos depois seriam batizadas como Paraguaçu Paulista. Lá ele passou a infância.
Jovem economista recém-formado em São Paulo, voltou a Paraguaçu para ajudar a eleger o irmão prefeito, eleição que esse perdeu, mas que pavimentou sua própria carreira. Marubayashi foi vereador e prefeito da cidade, ajudado por algumas compras pontuais: uma gráfica, o jornal "A Semana" e a rádio "Marconi", onde fazia comentários políticos.
Em meio a indicações, ele entrou para a secretaria estadual de Planejamento e acabou diretor financeiro da Eletronorte. A vida política acabou ali. Casado duas vezes, deixou quatro filhos e dois netos. Morreu na quinta, aos 75 anos, em São Paulo.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Xícara de cafeteria vira suvenir clandestino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.