São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 2005

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MUDANÇA DE RUMO

Prefeitura também vê o trânsito da região como futuro transtorno por causa da modernização do bairro

Iluminação fraca é o principal problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Má iluminação -esse é o principal problema apontado pelos moradores da Barra Funda hoje. Deficiência que é ainda mais perceptível nas ruas que possuem muitos imóveis vazios.
Trânsito caótico -esse pode vir a ser o principal entrave da região nos próximos anos, caso a apregoada modernização do bairro aconteça sem um controle.
"Hoje, [a situação do trânsito] está limítrofe. Embora não seja uma região que tenha densidade populacional, ela tem um adensamento de tráfego", afirma o subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, que encara a questão como um dos maiores desafios na gestão da área. É também ele quem aponta a má iluminação como sendo a principal queixa da população à subprefeitura.
São dois aspectos que interferem diretamente na qualidade de vida de quem mora na região. A iluminação interfere na sensação de segurança. Já o aumento no número de veículos pode gerar, além de poluição e congestionamentos, problemas relacionados a estacionamento, como já ocorre em várias regiões da cidade.
A demanda por vagas tem sido atendida, até agora, por meio dos galpões desativados. Ao redor do Fórum Ruy Barbosa, diversos imóveis vazios passaram a ostentar na fachada placas com o preço do estacionamento.
A comerciante Dalva Pacheco, 48, concorda. Ela mora na rua Souza Lima, em um prédio em frente à badalada Casa Belfiori. Às dez da noite de uma quarta-feira de frio, com a via completamente vazia e pouca iluminação, ela andava de salto alto, passeando com o cachorro. Ela não abandona as caminhadas mas ressalta que a rua ficou completamente sem luz por duas semanas.
Para o arquiteto Bruno Padovano, o trânsito da região deveria receber mudanças estruturais. Uma delas é adequar a avenida Marquês de São Vicente para que ela atue em consonância com a marginal Tietê, absorvendo parte do fluxo leste-oeste. Outra proposta é a criação de grandes avenidas ao longo do leito ferroviário que existe na região. "Isso daria uma acessibilidade nova e romperia a idéia de "rasgo urbano" que a ferrovia causa."
São medidas que dependem de investimentos públicos, algo fundamental, segundo Padovano, para que a Barra Funda se desenvolva adequadamente.
Já para o subprefeito da Lapa, o caos no trânsito pode ser evitado se houver estímulo, também por parte da iniciativa privada, ao uso da rede de transporte público.
A oferta de transporte de massa da região é considerada, hoje, uma das melhores da cidade. A Barra Funda conta com um terminal que congrega o metrô, a rede metropolitana de trens e ônibus intermunicipais.

Iluminação
O Ilume (Departamento de Iluminação Pública) informou que está realizando a instalação emergencial de 3.600 pontos de luz na cidade. A ação não engloba, no entanto, a Barra Funda.
A prefeitura pretende ampliar o sistema a partir do próximo ano, mas a assessoria do Ilume disse que não conseguiria informar, até o fechamento desta edição, se a Barra Funda receberia novos pontos de luz.
Segundo a assessoria do órgão, a manutenção do serviço foi afetada, ao longo deste ano, pela dívida da prefeitura com os fornecedores do serviço, já que o pagamento estava atrasado desde setembro do ano passado. Outro fator apontado pelo departamento para os problemas de iluminação são os roubos de cabeamento.


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