São Paulo, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Padre manda apagar imagens de demônios e mulheres nuas em igreja

WILLIAM CARDOSO
DO "AGORA"

A polêmica tomou conta de Itajobi (393 km de SP) depois que o padre José Anderson, da paróquia de São José, promoveu uma reforma que apagou imagens polêmicas de demônios e mulheres nuas que estavam pintadas na parte externa da igreja desde a metade dos anos 80. A iniciativa dividiu a cidade. Muitos fiéis reclamaram da perda da pintura "histórica".
A aposentada Boissoni Sambrano, 60, não concorda totalmente com a reforma que cobriu, com tinta branca, as imagens nas paredes.
"Ele poderia ter tirado algumas figuras, mas não todas. Em todo caso, é a vontade dele", afirmou a aposentada.
Já o estudante Deivid Moreno, 21, católico praticante, afirma que achou correta a reforma pela questão financeira, independente do conteúdo dos desenhos. "Em alguns lugares, o reboco já estava caindo. Custaria muito caro refazer as imagens", disse.
O açougueiro Carlos Eduardo Agostinho, 22, tem uma posição moderada em relação à polêmica. "As pessoas que frequentam a igreja sabem muito bem que o pároco faria a restauração, se fosse possível. Mas o reboco estava bastante comprometido. Ele deveria ter deixado as portas abertas para mostrar que não teria como manter os desenhos", disse.
O padre foi procurado pela reportagem para se pronunciar sobre a polêmica, mas não havia se manifestado até a noite de ontem.


Texto Anterior: Maioria dos aeroportos da Copa de 2014 opera no limite
Próximo Texto: Polícia prende 2 por golpe do emprego nos Estados Unidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.