São Paulo, segunda, 12 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotos terão que ficar em casa este ano

da Reportagem Local

Por ter nascido em 26 de julho, o garoto Diego Rodrigues Pessoa, 6, não vai cursar a 1ª série este ano.
"Na escola disseram que não podem fazer a matrícula porque ele não tem 7 anos completos", conta a mãe de Diego, a dona-de-casa Vera Lúcia Rodrigues.
Sem recursos para pagar uma escola particular -o marido é marceneiro autônomo e há três meses não tem trabalho-, Vera vai manter o filho em casa em 98.
"É um desperdício porque ele já sabe escrever. Tenho medo que ele esqueça, mas não sei o que fazer. Minha esperança é conseguir vaga por meio de liminar", diz ela referindo-se aos mandados de segurança com pedidos de liminar em tramitação na Justiça.
A história da menina Cristina Batista é semelhante à de Diego.
Como ela completará 7 anos em 4 de julho -quatro dias depois do limite fixado pela Secretaria de Estado da Educação-, ela teve seu pedido de matrícula negado.
"Fiz as contas e tenho dinheiro para pagar uma escola particular durante três meses. Não vou arriscar. Ela fica em casa este ano", diz Teresa Santos, mãe de Cristina.
A garota sabe ler, mas ainda não aprendeu a escrever.
"Ela está se desenvolvendo muito rapidamente. Vou tentar compensar em casa com livros e outras atividades", conta.
A atitude de Teresa é a mais adequada no caso de uma criança que fica sem estudar por um período, segundo a professora da Faculdade de Educação da USP Stela Bertholo Piconez.
"Uma criança não esquece o que aprendeu. O maior problema é a insegurança que pode surgir pelo fato de ela sentir que não tem escola para ela", diz a educadora.
Stela afirma que não há uma idade correta para uma criança começar a ser alfabetizada.
"A idade de 7 anos é uma convenção, que foi implantada no Brasil nos anos 40", afirma.
A professora conta que esta idade foi estabelecida a partir de um teste criado pelo educador Lourenço Filho -o teste de prontidão para leitura e escrita.
"O teste foi aplicado em todo o país. Os 7 anos são uma média resultante do desempenho ", diz.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a alfabetização começa aos 6 anos. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.