São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina pode curar o problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma vacina que melhoraria as reações alérgicas causadas por alimentos vem sendo utilizada pelo otorrinolaringologista Yotaka Fukuda, professor da Unifesp, em pacientes alérgicos. Ele diz que, dos 600 pacientes tratados nos últimos dez anos, 70% se curaram ou tiveram sensível melhora.
Por meio de exames de sangue e de testes de provocação e de exclusão, o médico identifica os alimentos alérgenos. Em seguida, desenvolve uma vacina, usando o extrato do alimento que causa a alergia diluído em soro fisiológico. A vacina, tomada em gotas durante seis meses, neutralizaria as reações alérgicas.
Segundo os imunologistas Fábio Morato Castro e Márcia Carvalho Mallovi, os efeitos da vacina não têm nenhuma comprovação científica. Em razão disso, não indicam esse tipo de tratamento.
Fukuda diz que está realizando um primeiro estudo científico que relaciona alguns casos de labirintite à alergia alimentar.
Após 15 anos de estudo sobre o assunto, Fukuda diz estar convencido de que vários problemas crônicos ou intermitentes de saúde, que vão de rinites a dores articulares, estão relacionados com alergia causada por alimentos.


Texto Anterior: Saúde: Alergia alimentar afeta 6% das crianças
Próximo Texto: Leite é "vilão" para criança pequena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.