São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leite é "vilão" para criança pequena

DA REPORTAGEM LOCAL

O leite é a causa mais comum de reações alérgicas em crianças pequenas. Segundo os médicos, 90% delas conseguem superar essa alergia até os três anos.
O médico Dan Waitzberg, professor da Faculdade de Medicina da USP-SP e diretor do Ganep (Grupo de Nutrição Humana), afirma que é importante não confundir a alergia à proteína do leite com outros tipos de alergia causados por mecanismos não-imunológicos, por exemplo, a intolerância à lactose por deficiência da enzima lactase.
Os sintomas da alergia ao leite são vários, entre os quais, a diarréia crônica, que resulta em alterações intestinais, vômitos e retardo do crescimento. Podem ocorrer também colite e sangramento, além de problemas na pele e respiratórios.
A principal recomendação de Waitzberg é a troca do leite de vaca pelo de soja ou de cabra. "No leite de cabra, existe menor quantidade de lactoalbumina, vitamina D e folacina. Por esse motivo, é preciso usar suplementos alimentares." Segundo o imunologista Fábio Castro, a mesma orientação vale para os adultos. É necessário repor os nutrientes de qualquer alimento retirado da dieta.



Texto Anterior: Vacina pode curar o problema
Próximo Texto: Entrevista: Preço de protetor solar dificulta uso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.