São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço 156 dá informação incorreta sobre rodízio

Restrição voltou ontem, mas gravação da prefeitura dizia que ainda estava suspensa

Mensagem errada ficou no ar até as 12h14; gestão Gilberto Kassab (DEM) diz que multas por desrespeito não serão suspensas

DO "AGORA"

O rodízio municipal de veículos voltou a valer às 7h de ontem, após suspensão para os feriados de fim de ano, mas quem procurou o telefone de atendimento da prefeitura, o 156, foi mal informado. Uma gravação afirmou até as 12h14 que a restrição ainda estava suspensa.
A reportagem efetuou nove ligações. Entre 11h01 e 11h08, o 156 estava mudo. Às 11h18, ao seguir as instruções, ouviu a gravação: "O rodízio de veículos está suspenso". A reportagem tentou, então, falar com um atendente, sem sucesso.
A mensagem errada permaneceu no ar até as 12h14. A atendente Michelle afirmou, então, que o rodízio havia voltado. O erro foi sanado às 12h18, quando a gravação passou a informar que a restrição estava em vigor.
A prefeitura informou que, apesar da falha, as multas aplicadas ontem de manhã por desrespeito ao rodízio serão mantidas. Caso o motorista se sinta lesado, sugere que ele entre com um recurso. A multa, de R$ 85,20, gera a perda de quatro pontos na habilitação.
O comerciante André Fumio Ohno, 31, diz ter telefonado pela manhã. "Ouvi que não tinha rodízio e disse para a minha mulher que ela poderia chegar mais cedo ao trabalho."
Ohno abriu o jornal, porém, e viu que a restrição já havia voltado. "Fiquei confuso e liguei de novo para o 156. Veio outra vez o aviso de que estava suspenso. Na dúvida, pedi para ela esperar mais um pouco."
As falhas de informação do 156 serão apuradas, diz nota enviada pela gestão Gilberto Kassab (DEM). A prefeitura não divulgou a causa do problema, mas afirmou que "está apurando se houve falha na informação sobre o rodízio de veículos em alguma ligação recebida".
A central responsável pelo 156 afirmou que as informações atualizadas sobre a volta da restrição estavam disponíveis desde as 20h da sexta-feira.
No primeiro dia do rodízio municipal, o trânsito registrado na cidade ficou abaixo da média das 7h até as 19h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Às 19h07, o índice de lentidão era de 65 km.


Texto Anterior: 2ª fase da Unicamp: Segundo dia tem 8,8% de abstenção
Próximo Texto: Foco: Personal trainer reprova aparelhos de exercícios do parque Ibirapuera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.