São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio e União foram ineficientes na prevenção, diz CNBB

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acusou a prefeitura e o Estado do Rio, além do governo federal, de ineficiência na prevenção da epidemia de dengue.
Em reunião do secretariado do governador Sérgio Cabral (PMDB) com cerca de 2.000 funcionários do Estado, o bispo Fillipo Santoro, secretário da regional Leste 1 da CNBB, leu nota em que os bispos da Diocese do Rio afirmaram que faltou às três esferas de governo uma atitude "firme e imediata" no combate à dengue.
"Impressiona-nos o fato de que, nos últimos anos, vimos nos deparando com surtos da doença, cujos números, em ritmo ascendente, exigiam atitude firme e imediata, especialmente das autoridades competentes, para que se evitasse a epidemia", informou a nota assinada pela CNBB. "Essa atitude, infelizmente, não foi assumida com a suficiente prontidão e eficiência."
Os bispos condenaram as trocas de acusações sobre responsabilidades na epidemia, protagonizadas, principalmente, pelo ministro José Gomes Temporão (Saúde) e pelo prefeito Cesar Maia (DEM).
"É lamentável o espetáculo de recíprocas acusações dos vários poderes, municipal, estadual e federal, em lugar de assumirem a própria responsabilidade e comprometerem-se diretamente para a solução do problema", diz trecho do documento da CNBB.
A nota que a entidade emitiu faz menção, ainda, às eleições municipais deste ano, ao pedir que, na hora de votar, moradores do Estado do Rio "tenham em mente a dor dos que procuram inutilmente o atendimento médico, a situação lamentável dos que moram no meio de insalubridade estrutural e, acima de tudo, as lágrimas dos que ficam marcados pela saudade daqueles que a dengue levou do nosso convívio".
A Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde disseram que não iriam se pronunciar sobre a nota.


Texto Anterior: Duas crianças são as primeiras vítimas de dengue hemorrágica na PB e em PE
Próximo Texto: Plano de saúde: Justiça do Rio garante novos procedimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.