São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas crianças são as primeiras vítimas de dengue hemorrágica na PB e em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

KARIN BLIKSTAD
DA AGÊNCIA FOLHA

As primeiras mortes por dengue hemorrágica em 2008 na Paraíba e em Pernambuco foram confirmadas nesta semana. As duas vítimas da doença eram crianças.
Na Paraíba, uma criança de quatro anos que vivia em Cuité (228 km de João Pessoa) morreu anteontem, no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.
Segundo a Secretaria da Saúde da Paraíba, já foram registrados 2.882 casos de dengue no Estado neste ano -18% menos que em 2007-, sendo 12 do tipo hemorrágica. No ano passado, foram registrados 12 mil casos de dengue clássica e 77 da hemorrágica, sem mortes.
Em Pernambuco, a primeira morte foi confirmada quarta-feira pela Saúde estadual. A vítima, Vanderson Gomes Pereira, 8, morava em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife) e estava internada no Hospital da Restauração, na capital do Estado.
O garoto passou por dois hospitais antes de morrer, na segunda-feira. Os médicos encontraram dificuldades para diagnosticar a doença.
Segundo a secretaria, houve registro no Estado de 317 casos de dengue clássica e três hemorrágicos em 2008. No ano passado, cerca de 11.500 pessoas contraíram a doença, sendo 149 casos hemorrágicos. Oito morreram.

Ceará
O governo do Ceará está em alerta por causa do aumento nos casos de dengue hemorrágica no Estado, sobretudo porque o número de menores de 14 anos atingidos cresceu. Foram 186 casos em 2006, 298 em 2007 e 109 neste ano. Em 2006, a percentagem de menores de 14 anos vítimas de dengue hemorrágica era de 23% do total -este ano é de 28%.
Segundo Manuel Fonseca, da Saúde estadual, quatro morreram no Estado este ano, sendo três menores de 14 anos.


Texto Anterior: Filho de vítima da dengue ganha indenização
Próximo Texto: Rio e União foram ineficientes na prevenção, diz CNBB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.