São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Três pessoas morrem durante ressaca em SP e RJ

Tripulante filipino de embarcação norueguesa desapareceu na baía de Itacoatiara, em Niterói, litoral do Estado do Rio

Ciclone e frente fria causaram fenômeno, que deve se repetir no inverno; ondas devem diminuir a partir do fim do dia


DA REPORTAGEM LOCAL
DA REVISTA DA FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO

Três pessoas morreram afogadas durante a ressaca que atingiu ontem o litoral do Rio e de São Paulo. Bombeiros tiveram de resgatar dezenas de pessoas do mar. Um tripulante filipino de um barco norueguês está desaparecido.
O avanço do mar foi causado por uma área de baixa pressão associada a uma frente fria, segundo o meteorologista Olívio Bahia Neto, do CPTec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A área de baixa pressão formou um ciclone, cujos ventos provocaram as ondas de até três metros de altura registradas ontem.
Segundo o meteorologista, as ondas devem diminuir a partir do fim do dia por causa do afastamento da frente fria. O fenômeno deve se repetir durante o inverno, com a passagem de mais frentes pelo litoral.
Em São Vicente, um escrivão de polícia que trabalhava em São Paulo morreu, por volta das 11h, por causa da ressaca na praia de Itararé, segundo a delegacia local. O policial estava a passeio no litoral.
Outra morte foi na Barra do Sahy, praia de São Sebastião (litoral norte). Segundo a polícia, um turista se afogou por volta das 13h e morreu no pronto-socorro de Boiçucanga após uma parada cardiorrespiratória. Até as 18h30 a polícia não tinha a identificação da vítima, que seria um argentino de nascimento e morador de São Paulo.
Em Ilha Grande, litoral sul fluminense, o turista inglês Peter Charles Coks, 46, morreu afogado ao mergulhar na praia de Lopes Mendes.

Desaparecido
Em Niterói, os bombeiros receberam, por volta das 4h, um aviso sobre o desaparecimento de um tripulante filipino do navio RSB-Geographic, de bandeira norueguesa.
O incidente ocorreu na baía de Itacoatiara, a 20 km da costa. As buscas -feitas pela Marinha e pelos Bombeiros com um helicóptero e duas lanchas- foram suspensas ontem à noite e serão retomadas hoje.
O tripulante teria caído de uma embarcação que opera na bacia de Campos, segundo a assessoria de imprensa da Capitania dos Portos.

Surfistas
Na praia da Baleia, em São Sebastião, os bombeiros foram chamados para ajudar um grupo de surfistas que não conseguia sair da água. No Guarujá, também houve resgates de praticantes de surfe. Ao todo, mais de 30 pessoas foram atendidas.
As ocorrências nas praias do Guarujá não foram graves, segundo o Corpo de Bombeiros.
No Recreio dos Bandeirantes (zona oeste do Rio), dois pescadores foram surpreendidos pelas ondas e caíram das pedras. Conforme relato do Corpo dos Bombeiros, quando o resgate chegou, eles já estavam fora de perigo e nadavam em direção à praia. Os pescadores tiveram ferimentos leves e passam bem.
Nas praias da zona sul, o mar invadiu boa parte da areia.
O corpo de um homem morto foi encontrado ontem de manhã no canal do Jardim de Alah (zona sul do Rio), aparentemente empurrado pela ressaca. O canal separa as praias de Ipanema e Leblon. Até as 19h30, o corpo não havia sido identificado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem teria se afogado há cerca de três dias.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Grandes engenheiros das pequenas obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.