São Paulo, terça-feira, 12 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JÚLIO HERCULANO PEDROSO MAZZEI (1930-2009)

Professor de educação física e preparador de Pelé

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira coisa que Júlio Mazzei começou a esquecer foi o inglês, o que despertou a intuição da mulher, Maria Helena, para algum problema iminente. Até as ligações que recebia na língua, ele evitava. Júlio sofria de mal de Alzheimer e, nos últimos quatro anos, viveu numa casa de repouso em Santos (SP). No período, a mulher o visitou diariamente -dava-lhe o jantar.
Natural de Guaiçara (interior de SP), formou-se em educação física e, no início, deu aula em Araraquara e São Carlos (SP). Nesta última, conheceu a mulher: Maria Helena, também professora de educação física, foi sua aluna. Júlio noivou e foi, sozinho, à Europa, onde estudou por seis meses. Na volta, casou-se -teve dois filhos e um neto.
Ainda dando aulas, fez especialização nos EUA, passou por Recife e, em SP, foi preparador físico do Palmeiras, tendo participado de conquistas do time nos anos 60. Até ir trabalhar no Santos, onde conheceu Pelé. Eram grandes amigos, conta a mulher. "Pelé sempre pedia a ajuda dele com inglês e chamava a gente de "mummy" [mamãe] e "daddy" [papai]."
Júlio foi um dos responsáveis por levar Pelé para o Cosmos, onde também trabalhou. Ajudou o jogador a criar escolinhas, diz a mulher. "Eles viajaram juntos dando cursos em mais de 62 países." Morreu anteontem, aos 78 anos, devido a complicações do mal de Alzheimer. O velório será hoje, das 12h às 17h, quando ocorre a cremação, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Mulher recebe indenização de ex que expôs fotos no Orkut
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.