São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFRJ afirma que vai transformar Canecão em centro cultural

Para reitor, não há chance de acordo com empresa que administrava a casa, reintegrada anteontem à universidade

Segundo ele, o local dará prioridade às atividades acadêmicas, mas artistas serão chamados a opinar; empresa estuda medida legal

JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira, disse ontem não haver "possibilidade de acordo" com a empresa Canecão Promoções e Espetáculos Teatrais, que administrava a casa de espetáculos Canecão, em Botafogo, zona sul do Rio.
O Canecão foi fechado na segunda-feira à noite pela Polícia Federal e reintegrado à universidade em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 7 de janeiro. Não cabe mais recurso. A disputa judicial vinha desde 1971.
"Sem aquela área, o patrimônio da UFRJ era espoliado", afirmou o reitor.
Por meio de nota, a empresa disse estar "estudando com seus advogados as medidas legais a serem tomadas para recuperar a posse do imóvel".
Teixeira disse que o prédio vai se transformar "num grande centro cultural para a cidade", com shows, e priorizará atividades acadêmicas.
O reitor ofereceu o salão da Faculdade de Música da UFRJ para a gravação do DVD de George Israel, que aconteceria ontem no Canecão.

História
Inaugurado em 1967, o Canecão funcionava como uma cervejaria onde se apresentavam conjuntos de variedades. No ano seguinte, foi construído um palco para teatro de revista.
Em 1969, houve o primeiro grande show, da cantora Maysa (1936-1977). O local abrigou peças e bailes carnavalescos.
A gênese do imbróglio data de 1950, quando um decreto cedeu 36 mil m2 para a hoje extinta Associação dos Servidores Civis do Brasil. A entidade alugou a área, em 1965, para a empresa que ergueu a casa.
Mas um decreto-lei de 1967 revogou o decreto de 1950 e doou à universidade a área na qual estava o Canecão.


Texto Anterior: Análise: É necessário ler sempre muito bem os rótulos
Próximo Texto: Vestibular: Fuvest divulga as 53 melhores redações de 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.