São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zoológico fará teste de DNA para descobrir quem é o pai de bebê hipopótamo

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

A direção de um zoológico em Itatiba (84 km de SP) decidiu fazer teste de DNA para apontar quem é o pai de um hipopótamo que nasceu no local há 15 dias. A disputa é entre o hipopótamo alemão Gurbe, 30, e o brasileiro Joe, 14. A mãe, Rose, tem 49 anos.
Rose e Gurbe, companheiros de muitos anos, chegaram ao zoológico em 2002, procedentes da Alemanha.
Caso o teste comprove a paternidade de Gurbe, o filhote se tornará o primeiro hipopótamo do país em cativeiro sem parentesco com dois casais da espécie importados nos anos 1960, informou o biólogo do Zooparque de Itatiba Sérgio Rangel.
"Os hipopótamos brasileiros provêm de dois casais importados na década de 60. São parentes. Cruza primo com primo, irmão com irmão. Dá problemas genéticos, como animais abaixo do tamanho natural. Se o filhote for deles [Rose e Gurbe] terá um valor genético tremendo", explica.
Rangel disse que o suposto filho de Gurbe trará "sangue novo" à população de hipopótamos do Brasil.
O exame de DNA que identificará a paternidade está previsto para ocorrer em até sete meses, tempo necessário para a desmama do filhote.


Texto Anterior: Conselho veta prédio alto no entorno de parques tombados
Próximo Texto: No Rio, visita de comandante da PM ao morro do Alemão causa tiroteio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.