São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado e 2 filhos morrem em assalto

Crime foi na zona rural de São Roque, interior de SP; dois supostos assaltantes morreram em confronto com vítimas

Delegado morreu de infarto, e seus dois filhos, baleados pelos assaltantes; alvo da ação era o motor do Fusca da família, diz a polícia

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
ENVIADO ESPECIAL A SÃO ROQUE (SP)

Uma tentativa de roubo resultou na morte de cinco pessoas, três da mesma família, na noite de anteontem na zona rural de São Roque (59 km de São Paulo). Duas das vítimas eram policiais. O pai, de 72 anos, morreu de infarto. Dois supostos assaltantes morreram em troca de tiros com as vítimas.
O crime ocorreu por volta das 19h30 na altura do km 3 da estrada do Vinho, região de Sorocamirim. Quatro homens armados de revólver e pistola chegaram num Gol prata, ano 1991, placa de Suzano (Grande São Paulo) e invadiram a casa do delegado aposentado Harim Sampaio de Oliveira, 72. Além dele, estavam no local a mulher de Oliveira, dois filhos e a namorada de um deles. Segundo a polícia, o motor do Fusca da família seria o alvo de interesse dos assaltantes.
De acordo com registros da Polícia Civil de São Roque, do banheiro o escrivão Harim Sampaio de Oliveira Júnior, 33, ouviu os suspeitos anunciarem o assalto. Ele teria chamado policiais militares por celular antes de ter a porta arrombada pelos ladrões, com quem trocou tiros.

Baleados
Três acusados foram atingidos, mas o escrivão e o irmão, o instrutor de auto-escola Harley Sampaio de Oliveira, 30, também foram baleados. Os dois morreram na hora, e, ao ouvir os tiros, o delegado aposentado sofreu um infarto; chegou a ser socorrido na Santa Casa da cidade, mas não resistiu.
Ao chegar à casa da família, a Polícia Militar encontrou a mulher do delegado e a namorada de um dos filhos desesperadas. Na frente do imóvel estavam quatro corpos -dos dois supostos assaltantes e dos dois filhos. A polícia ainda não sabe exatamente como aconteceu o tiroteio dentro da casa. Para o delegado-titular de São Roque, João Lúcio Pretti, o fato de haver policiais na família pode ter contribuído para a reação de Harim Júnior. "O rapaz reagiu porque tinha certeza de que, se descobrissem que eram policiais, poderiam atentar ainda mais contra todos."

Parentes
O carro usado no crime foi encontrado próximo à estrada. O delegado Pretti disse que os acusados eram parentes e que são de Cotia, também localizada na Grande São Paulo. Os dois supostos assaltantes mortos são suspeitos de falsificar identidade. A polícia aponta a possibilidade de eles terem usado fotos sobre documentos aparentemente roubados. Um deles, de 20 anos, não tinha antecedentes criminais. O outro, de 25, tinha passagem na polícia por roubo. Dois outros suspeitos continuavam foragidos até a noite de ontem, procurados por latrocínio (roubo seguido de morte).

Cenário
A casa branca de porta e janela, de pé direito baixo, com antena parabólica, numerada em 1 e 2, não tem vizinhos. Um Gol geração 2 vermelho estava estacionado na garagem. Fitas amarelo e preto da polícia isolavam o local. Na parede externa branca, duas marcas de balas eram frisadas com setas e círculos escritos em preto. Ao lado da casa do delegado, o bar Vinhos & Cia anunciava, a portas fechadas: vinhos, licores, cerveja, refrigerante, cachaça, porções, lanches e suco de uva. São Roque é a terra do vinho. Em volta do local do crime, só há mato. O sinal de celular é fraco. O único ruído vinha dos latidos de um cachorro Rottweiler que fazia a guarda no local. À noite, a luz é fraca e vem de esparsos postes ao longo da estrada. O vizinho mais próximo da casa do aposentado Oliveira é um clube de pesca, que não fica aberto até tarde.
De São Paulo, o governador José Serra (PSDB) reagiu: "[Foi um] assassinato bárbaro. Até liguei para o secretário [da Segurança Pública, Ronaldo Bretas Marzagão], que disse que fez um grupo especial para fazer a investigação. Estamos confiantes de descobrir os autores dessa barbaridade". O expediente na delegacia de São Roque foi suspenso ontem à tarde para o velório do delegado aposentado e de seu filho, escrivão ali há 13 anos. O enterro dos corpos dos três familiares foi ontem à tarde, no cemitério de São Roque.


Colaboraram RACHEL AÑÓN e RENATA BAPTISTA , da Agência Folha, e o "Agora"

Texto Anterior: São Vicente: Tentativa de resgate acaba em rebelião
Próximo Texto: Feriado teve mais mortes e acidentes nas rodovias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.