São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Bope ocupa favela na zona norte do Rio para implantar UPP

Sem confrontos, batalhão ocupa Andaraí

DIANA BRITO
DO RIO

Cerca de 80 homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) ocuparam ontem de manhã o morro do Andaraí, na zona norte do Rio.
A ocupação é a primeira fase para a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na região -que será a décima da cidade.
Dessa vez, os policiais usaram uma estratégia diferente: em vez de subir o morro, como costumam fazer, eles entraram na comunidade pela mata, de cima para baixo, aproveitando a ocupação no vizinho morro do Borel, na Tijuca (subúrbio). Mesão houve confrontos nem prisões.
De acordo com a Polícia Militar, a UPP do Andaraí vai beneficiar seis localidades no morro e atingirá cerca de 10 mil moradores: Nova Divinéia, João Paulo 2º, Juscelino Kubitschek, Jamelão, Santo Agostinho e Arrelia.
A previsão é que a unidade seja inaugurada em, no máximo, 30 dias.

NOVO EQUIPAMENTO
Pela primeira vez, foi usado na operação de ontem um micro-ônibus israelense equipado com quatro câmeras comuns e uma especial giratória, colocada numa torre telescópica, e com capacidade de reproduzir imagens no escuro, a uma distância de até dois quilômetros.
O veículo permanecerá por tempo indeterminado nas proximidades do morro do Andaraí.


Texto Anterior: Em GO, prisão comum abriga 39 menores
Próximo Texto: Levado caixa de banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.