São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problema com o transponder motivou acidente, aponta CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CPI do Apagão Aéreo da Câmara vai apontar o desligamento do transponder do jato Legacy e a orientação dos controladores de tráfego como os fatores determinantes para a causa do acidente com o Boeing da Gol, em setembro do ano passado, que matou 154 pessoas. O relatório parcial será votado hoje na comissão.
A Folha revelou que a Aeronáutica trabalha com a hipótese de desligamento involuntário do transponder, equipamento anticolisão, que poderia ter evitado acidente. A CPI, no entanto, não entrará nesta questão, porque não conseguiu ouvir os dois pilotos do Legacy, que são norte-americanos.
A CPI não descarta pedir o indiciamento dos pilotos Joe Lepore e Jan Paladino por crime doloso (com intenção). Até o fechamento desta edição, a decisão não havia sido tomada.
Além dos pilotos, quatro controladores do Cindacta-1, em Brasília, também serão indiciados, mas todos por crime culposo (sem intenção).
Há ainda a possibilidade de um quinto controlador, da torre de São José dos Campos, também entrar na relação. Foi de São José que o Legacy partiu para Manaus.


Texto Anterior: Empresas aéreas cobram R$ 150 mi da União
Próximo Texto: USP atrasará entrega de 6.000 diplomas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.