São Paulo, domingo, 12 de julho de 2009

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MEC pretende ampliar rede de pré-escola

DA SUCURSAL DO RIO

A secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, diz que as principais ações da União para combater o problema são a criação da Provinha Brasil, a melhoria na formação de professores alfabetizadores, a distribuição de livros adequados para crianças pequenas e o investimento em creches e pré-escolas.
No caso da Provinha Brasil, Pilar relata que seu objetivo é ser um instrumento de diagnóstico para que o professor detecte as dificuldades dos alunos.
Na formação profissional, diz a secretária, a principal iniciativa é o programa Proletramento, que capacita 280 mil professores (de 1,8 milhão) em atividade nas séries iniciais.
A ampliação da rede de creches e pré-escolas também é citada como fundamental, já que quanto mais cedo o acesso à escola, mais fácil será preparar o aluno para estar aos oito anos alfabetizado.
O MEC discute com os municípios -principais responsáveis pela educação infantil- a possibilidade de tornar a frequência à pré-escola obrigatória. Hoje, a proporção de crianças de 4 a 6 anos fora da escola é de 22%.


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