São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora, Jobim quer antecipar a reforma em Cumbica

Objetivo é evitar fechamento da pista principal do local em dezembro

Ministro da Defesa também anunciou que 21 vôos por hora serão transferidos para Viracopos, em Campinas, na última fase das obras

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que a reforma da maior pista do aeroporto de Guarulhos deve ter início imediato para evitar seu fechamento no período de pico de passageiros, nas férias de dezembro. A afirmação foi feita depois que ele vistoriou ontem o aeroporto de Viracopos, em Campinas, o de Jundiaí e o de Cumbica, em Guarulhos.
Segundo o ministro, haverá uma reunião amanhã entre o Ministério da Defesa, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Infraero e o brigadeiro Jorge Godinho, seu assessor, para definir o cronograma das obras. A reforma terá três fases.
Na primeira e na segunda serão reformadas as cabeceiras da pista e, por último, a parte central -quando será necessário interromper as operações.
Diferentemente do que disse ontem, na semana passada o ministro afirmou que a reforma começaria em setembro e que a pista ficaria fechada em dezembro. Essa não foi a primeira vez que a data da reforma foi alterada. A Anac adiou a obra, programada para começar em 10 de julho, atendendo a pressões das companhias aéreas. Uma ata de reunião realizada pela Anac em 13 de junho mostra que as empresas aéreas nacionais não queriam perder passageiros durante as férias de julho e o Pan do Rio.
Por outro lado, as empresas estrangeiras reclamavam da possibilidade de a obra se estender em dezembro, período de maior rentabilidade.
Jobim encarregou o presidente da Infraero de verificar "a necessidade de pessoal e material" para acabar com "gargalos absolutos" observados em Guarulhos ontem.
"Constatou-se claramente, nitidamente, uma absoluta necessidade de realizar o desembaraço das bagagens e também a questão do desembaraço dos passaportes na área do embarque internacional", disse. Para ele, há problemas também no setor de conexão. "Num momento de baixa densidade que é essa hora do dia [às 13h30] nós encontramos uma fila respeitável."
Campinas e Jundiaí
Durante a suspensão dos vôos para as obras na parte central da pista número um de Guarulhos, 21 vôos serão transferidos por hora para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km de SP).
Esse aeroporto não tem uma reforma em sua pista principal há mais de 20 anos. Segundo Jobim, a reforma nas pistas principal e de taxiamento ocorrerá no ano que vem. O superintendente regional do Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior, disse que a pista de Viracopos apresenta as condições de segurança necessárias para receber o aumento de vôos.
Jobim determinou ainda uma reforma emergencial para aumentar a profundidade do check-in do aeroporto, chamado por ele de "estreito". Para resolver a questão, lojas de empresas localizadas nessa área terão de ser remanejadas.
Já o aeroporto de Jundiaí (60 km de SP), que tem condições de desafogar parte da aviação geral (transporte aéreo não regular, como táxi aéreo) precisa de uma torre de controle e de instrumentos como GPS. A pista também é considerada curta e precisaria ser ampliada em 300 metros.
Jobim disse que ainda não havia um dimensionamento dos gastos com as melhorias nos três aeroportos.
"Mas há uma verba de R$ 3,001 bilhões no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para efeito da Infraero", afirmou o ministro.


Colaborou MÁRCIO PINHO , da Redação

Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Por que nos sentimos órfãos
Próximo Texto: Violência: Três morrem em tiroteio em baile funk no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.