UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para secretaria, situação melhora no próximo mês

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A superintendente-adjunta da Central de Regulação do SUS em Mato Grosso, Valéria Nogueira, afirmou ontem à Agência Folha que só no dia 19 a Secretaria de Estado da Saúde terá um balanço sobre o número de decisões da Justiça mandando internar pacientes nas UTIs, e também sobre os eventuais casos não-atendidos por falta de leitos.
A central de regulação é responsável por receber os pedidos de internação nas UTIs e providenciar as vagas.

Novas vagas
O Ministério da Saúde informou que autorizou, no início deste mês, o acréscimo de mais 14 leitos de UTIs em Mato Grosso. Com isso, o número de vagas sobe para 162, o que representa um gasto já autorizado de R$ 68.826,24 a mais por mês para o SUS.
Entretanto o ministério admite que o número ideal de UTIs é de 4% dos 6.406 leitos disponíveis nos hospitais de Mato Grosso, ou seja, seriam necessárias mais 108 vagas.
A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde informou que o governo tem prazo, dado pelo Ministério Público Estadual, até outubro para resolver o problema.
O governo recebeu, segundo a assessoria, R$ 13 milhões do Ministério da Saúde para compra de equipamentos e reforma em hospitais. O projeto é ativar mais 98 leitos nas UTIs.
O diretor-administrativo do hospital particular Jardim Cuiabá, Wanderley Soares Barbosa, disse que já internou em UTIs 14 pacientes do SUS por força das liminares desde março, mas até agora não recebeu o pagamento pelos serviços.
De acordo com ele, por "falta de vagas e também de pagamento" não há mais como atender pacientes do SUS via decisão de judicial.
A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de sua assessoria, que ampliou de 17 para 20 o número de vagas. A responsabilidade pelo controle de vagas, segundo a secretaria, é do governo do Estado.


Texto Anterior: Saúde: Em três meses, 13 morrem por falta de UTI
Próximo Texto: Médicos do RJ pedem saída de diretor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.