UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Japão, cuidado inclui manga postiça

AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as diversas surpresas culturais reservadas a quem troca o Ocidente pelo Oriente e vice-versa uma chamou especialmente a atenção da brasileira Hiroko Motomura, 45, ao chegar ao Japão, três anos atrás. Nas ruas, aessoas usavam roupas com mangas postiças. Não era uma nova moda, e sim uma proteção contra os raios do sol.
O cuidado com a pele ia além: adolescentes não saíam de casa sem viseiras ou chapéus, senhoras empunhavam vistosas sombrinhas e o protetor solar era item obrigatório. Mesmo no inverno.
Tamanha precaução tem, além da saúde, um motivo estético. No país, pele alva é sinônimo de beleza. Uma novidade para Motomura que, aos 20 anos, ficava horas ao lado da piscina, sem utilizar nenhum tipo de proteção, para conseguir uma pele bronzeada -o que, com o tempo, lhe rendeu uma pele manchada.
Há 15 anos, o marido de Motomura descobriu ter lupus, uma doença auto-imune que tem como um dos sintomas lesões em áreas da pele expostas ao sol. Por orientação médica, passou a usar filtro solar diariamente.
"Na época, eu me conscientizei de que precisava cuidar da pele. Mas, mesmo assim, só usava protetor quando ia para a praia", diz.
Os dois anos em que morou no Japão mudaram seus hábitos. Motivada pelo cuidado que os nipônicos dedicam à pele, Motomura passou a utilizar um produto para tirar manchas e, devido ao efeito abrasivo do creme, não sai de casa sem passar loção protetora no rosto, nos braços e nos lábios, com um batom especial.
Entretanto ela confia a esses produtos sua única proteção contra os malefícios do sol.
Embora considere os acessórios interessantes, ela não adotou o hábito dos japoneses de também proteger a pele com sombrinhas e chapéus -tampouco com as esquisitas mangas postiças.


Texto Anterior: Saúde: Filtro solar não dá proteção integral
Próximo Texto: Anvisa autoriza embalagens maiores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.