UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Professor é candidato a dano vocal

JULIO ABRAMCZYK

Os professores têm 32 vezes mais probabilidade que as pessoas que exercem outras profissões de sofrer de distúrbios da voz, segundo Julie Ostrem, do Departamento de Distúrbios da Fala e Audiologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos, e do Centro Nacional da Voz e Fala (site: www.ncvs.org). Muitas pessoas possuem uma laringe robusta, onde está a "caixa da voz", o que permite suportar abusos no uso da voz. Entretanto, explica Ostrem, também existem pessoas propensas a ter problemas de voz, como rouquidão, pouco fôlego ou dor e fadiga quando falam.
Essas dificuldades podem tornar-se tão severas a ponto de levar professores a abandonar prematuramente a carreira. Felizmente, explica a especialista, existem formas de prevenir a maior parte dos distúrbios da voz relacionados às mais variadas profissões.
Para a fadiga vocal, por exemplo, a recomendação de quem entende o assunto é a de que é melhor falar por curtos períodos e descansar um pouco do que falar por muito tempo para ter em seguida uma longa pausa.
Há casos em que é preciso recorrer a uma ajuda externa. Para uma sala de aula que obrigue o professor a falar muito alto para ser ouvido até a última fileira das carteiras, forçando a voz, a sugestão para evitar futuros problemas é utilizar um sistema de alto-falante portátil.

E-mail - julio@uol.com.br

PESQUISA

Cirrose é mais um risco para obesos
Mais um problema para os obesos: pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, EUA, com base em 11.465 pacientes, concluíram que a obesidade está associada a altos índices de morte relacionada à cirrose em pessoas que não bebem. O trabalho foi publicado na revista "Gastroenterology" deste mês.

HOMENAGEM

Professor é Médico do Ano
O professor Enio Buffolo, da EPM/Unifesp, em comemoração do Dia do Médico, foi indicado pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel como "Médico do Ano/2003". A homenagem consta da entrega de diploma e jantar, na Hebraica, em São Paulo, dia 22. Adesões pelos telefones 0/xx/11/3887-6611, ramal 3031, e 0/xx/11/ 3747-1338.

CURSO

Biologia molecular na FMUSP
O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP promove um curso de biologia molecular entre os dias 27 e 31, das 16h30 às 22h. Informações pelo tel. 0/xx/11/3066-7299.


Texto Anterior: Entrevista: Bairro de São Paulo terá aula de meditação em unidades de saúde
Próximo Texto: Comida: Gourmets indicam o melhor do Mercadão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.