São Paulo, sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na véspera do feriado, SP tem o 3º maior trânsito do ano

Foram 176 km de lentidão pela antiga metodologia da CET; pela atual, 220 km

Congestionamento só foi menor que o de 16 de março, dia de forte chuva na cidade, e que o da véspera de Corpus Christi, em junho

Fernando Donasci/Folha Imagem
Tráfego intenso no pedágio da rodovia dos Imigrantes ontem; viagem a Guarujá levou 3,5 horas

DA REDAÇÃO

Com grande movimento de carros rumo ao litoral e ao interior, São Paulo teve congestionamento intenso ontem, véspera do feriado prolongado de 12 de outubro. O pico foi às 18h59 -foram 220 km de lentidão em 26,9% das vias.
A considerar a metodologia antiga da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para cálculo de lentidão, foi o terceiro pior trânsito do ano -176 km. O índice é inferior apenas ao de 16 de março, dia de forte chuva na cidade (183 km), e ao de 6 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi -192 km.
O modo antigo levava em conta 556 km de vias para medir a lentidão -o novo, 820 km. Pela nova metodologia, adotada desde 16 de julho, os 220 km de ontem foram o mais alto índice de lentidão registrado. O recorde anterior fora em 17 de agosto, quando um acidente na marginal Pinheiros e um protesto no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) afetaram 25,7% das vias, com 210 km de lentidão.
A CET estima que 1,2 milhão de veículos deixe a cidade durante o feriado. A frota da cidade é de 5,2 milhões de carros.
Principais rotas de saída de São Paulo, as marginais Tietê e Pinheiros tinham, até 19h30, o pior congestionamento -14,7 km e 12,9 km de lentidão, respectivamente. Também tinham condição ruim as avenidas Bandeirantes, a 23 de Maio e a Radial Leste.
Na região central, um incêndio interditou a rua Augusta por volta das 15h30. O fogo começou em pedaços de madeira no estacionamento de um prédio da rua.

Litoral
À noite, entre as vias de acesso ao litoral, o sistema Anchieta/Imigrantes tinha lentidão no trecho de serra, segundo a concessionária Ecovias. Uma viagem do centro ao Guarujá levou três horas e meia -uma hora só para deixar a capital. Normalmente, o trajeto é feito em 1h20.
Havia lentidão também na Ayrton Senna, que liga São Paulo ao litoral norte.
No sistema Anhangüera/Bandeirantes, principal via para os motoristas com destino ao interior, o tráfego estava congestionado, também por volta das 19h30, na saída de São Paulo e na região de Campinas, segundo a Autoban, concessionária responsável pelo trecho.
O feriado terá sol nas cidades do litoral paulista, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Amanhã, haverá sol e possibilidade de pancadas de chuva. No domingo, uma frente fria faz o tempo ficar nublado, o que eleva as chances de chover.


Colaborou ODERSIDES ALMEIDA


Texto Anterior: Violência: Agência do Santander em Moema é assaltada
Próximo Texto: Cúmplice de Abadía quer mudar de presídio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.