São Paulo, segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab pede estudo para
demolir 14 Bis

Empresários da região da Bela Vista acenaram com a possibilidade de bancar parte das despesas para derrubar viaduto

Proposta tem a intenção de reverter degradação urbana e deve ser acompanhada da criação de praças; federação do comércio fez sugestão

Adriano Vizoni/Folha Imagem
Vista do viaduto Dr. Plínio de Queiroz, na região da Bela Vista, no centro de São Paulo, que poderá ser demolido pela prefeitura

ALENCAR IZIDORO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) solicitou estudos para avaliar a viabilidade da demolição do viaduto Dr. Plínio de Queiroz, sobre a praça 14 Bis, na Bela Vista, centro de SP.
A proposta tem a intenção de reverter a degradação urbanística do bairro, sendo acompanhada da criação de praças.
A prefeitura diz oficialmente que decidiu estudar a medida após sugestão da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) e de outras entidades que atuam nas imediações.
A solicitação de uma análise técnica da demolição do viaduto, conhecido como 14 Bis, foi feita pelo prefeito no mês passado para pelo menos duas pastas: a de Desenvolvimento Urbano e a dos Transportes. Os resultados dos estudos serão entregues ainda neste ano.
A Folha apurou que Kassab manifestou simpatia pela ideia, embora veja dificuldades para a implantação devido ao custo tanto da demolição como da alternativa viária ao viaduto.
Empresários da Bela Vista, no entanto, acenaram com a possibilidade de bancar parte das despesas da obra.
Em relação ao viaduto 14 Bis, técnicos da SPTrans que avaliam os impactos no transporte coletivo manifestaram preocupação especialmente com a retirada de um ponto de ônibus de utilização intensa próximo à escola de samba Vai-Vai.
"Se a demolição for possível, fica facilitada a reformulação urbanística. Mas antes terá que submeter a ideia à comunidade", afirma Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Fecomercio. "O viaduto vai de nada a lugar nenhum e é utilizado por marginais", declara.
Borges manifestou surpresa com a informação de que a proposta já está sendo oficialmente estudada pela gestão Kassab.
Diz que, por enquanto, houve conversas informais com Kassab e só daqui a um mês haverá a conclusão do projeto de revitalização preparado por entidades e moradores da Bela Vista -que abrange a possibilidade de demolição, mas que pode ter outras alternativas.
"A nossa intenção é ir atrás de patrocínio, e não levar ônus para a prefeitura", afirma Borges. Além da Fecomercio, há outras organizações de peso que atuam na região, como Senac, Hospital Sírio-Libanês e Fundação Getúlio Vargas.
O viaduto 14 Bis foi inaugurado no começo dos anos 70, no sentido longitudinal da avenida 9 de Julho, e tem aproximadamente 600 metros.
A assessoria de imprensa da gestão Kassab afirma que a proposta está sob avaliação, mas não forneceu os detalhes pedidos pela reportagem (como a fase dos estudos, prazos e nível de prioridade).


Texto Anterior: Trajano Corrêa de Godoy Júnior (1943-2009): Um advogado e sua capacidade de fazer amigos
Próximo Texto: Volta do feriado: Motorista deve evitar voltar à tarde para SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.