São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Prédio da Fecap no largo São Francisco faz cem anos e pode virar museu

CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com 3.700 m2, o prédio da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) no largo São Francisco (centro de São Paulo) comemora hoje cem anos.
Projetado por Carlos Eckman, é um edifício eclético. "Conserva elementos da art nouveau mas também usa linguagem clássica", diz Carlos Lemos, 83, professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).
Com exceção das catracas eletrônicas logo na entrada, os ares do prédio remetem ao início do século 20, quando por alguns mil réis a Fecap formava profissionais para atender à industrialização rápida da cidade.
Hoje, no prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1992, funcionam cursos de pós-graduação. "Como temos muitas restrições estruturais, o projeto é que o prédio se torne um museu", diz o superintendente institucional, Luiz Guilherme Brom. Visitas podem ser agendadas gratuitamente (0/xx/11/3272-2317).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Hospital de referência para mulher atende mais crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.