São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em fevereiro, deputados votam vistoria nacional

MARIA CLARA CABRAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A inspeção veicular pode ter implementação nacional. Antes do início do recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados tentou votar projeto semelhante ao adotado pelo prefeito Gilberto Kassab em São Paulo. Polêmico, o texto chegou a entrar três vezes na pauta da Casa, mas a votação não aconteceu por falta de consenso.
A pedido do PP e por orientação do ministro Márcio Fortes (Cidades), a proposta deve retornar ao plenário em fevereiro, depois das férias dos deputados. O líder do partido, Mário Negromonte (BA), um dos maiores defensores da ideia, argumenta que a sua aprovação é de extrema importância.
"Milhares de pessoas morrem por ano em função de acidentes, grande parte pelo péssimo estado de conservação dos carros. A aprovação do projeto também valorizaria o veículo, além de evitar uma colcha de retalhos de legislação estaduais, como já está ocorrendo", argumenta o líder da bancada.
Os contrários ao projeto argumentam que a sua aprovação poderia gerar um "mercado paralelo", ao conceder para empresas privadas a possibilidade de fazer a inspeção. Deputados também reclamam dos custos adicionais que ela geraria ao motorista. "Isso seria uma fonte de renda entregue à iniciativa privada", afirma o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE).


Texto Anterior: Inspeção só irá flagrar carro adulterado, diz consultor
Próximo Texto: Mais 14 mulheres acusam médico de assédio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.