São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso errado das margens do rio favoreceu cheia

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

A utilização errada das margens do rio Paraitinga teve uma importância grande na inundação de São Luiz do Paraitinga, diz Nelson Dias, especialista em conservação de recursos hídricos da Unitau (Universidade de Taubaté).
"Por volta de 70% da bacia está bastante degradada", diz o pesquisador. Segundo ele, apesar de a última cheia ter atingido proporções catastróficas, ela não foi a única. Outras, de menores proporções, ocorreram recentemente.
Segundo Dias, o grande problema nas margens do Paraitinga é a criação de gado. Os pequenos e médios produtores da área usam as encostas do rio como pasto. "E, muitas vezes, de forma excessiva."
Com uma vegetação rala nas encostas, a destruição muitas vezes ilegal acaba levando muito mais água para o rio. Sem árvores e plantas nativas, as margens do Paraitinga funcionam como verdadeiras rampas em direção ao rio. "A conclusão é que o volume de água será maior e, consequentemente, ocorrerão inundações como as registradas agora", afirma Dias.


Texto Anterior: PSDB e PT disputam reconstrução de São Luiz
Próximo Texto: Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.