São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


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MISÉRIA S.A.
"Abordagem ostensiva" figura no ranking das principais reclamações de supermercado e do metrô
Presença de pedintes irrita consumidores


da Reportagem Local

A irritação com a "abordagem ostensiva" dos pedintes já faz parte do ranking das principais reclamações dos usuários e consumidores de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de São Paulo.
Esse tipo de reclamação responde por parte das 1.600 queixas mensais encaminhadas para o ombudsman que atende a rede de supermercados do grupo Pão de Açúcar. O grupo tem uma rede com 143 supermercados na Grande São Paulo, dos quais 48 lojas são 24 horas.
A reclamação envolvendo pedintes foi detectada pela primeira vez no ano passado, dois anos depois de o grupo iniciar a expansão das lojas 24 horas.
Segundo a ombudsman Vera Giangrande, as reclamações envolvendo pedintes que abordam os clientes na frente do supermercado ocupam o último lugar no ranking das 11 reclamações mais encaminhadas ao departamento.
"O mais curioso é que esse item nem deveria figurar no nosso ranking, já que é um problema externo, sem relação com o supermercado", disse a ombusdman.
O primeiro lugar do ranking , com 28% das reclamações, é ocupado pelo descontentamento dos consumidores em relação aos produtos vendidos no supermercado, como problemas de embalagens ou verduras murchas.
Segundo Vera, a resposta dada aos usuários é que a empresa não pode fazer nada contra os pedintes, mas explica que o grupo investe em programas sociais para ajudar famílias carentes.
"Não podemos impedir que ninguém entre no supermercado. Isso seria discriminação. O máximo que podemos fazer é pedir com delicadeza que os pedintes não abordem as pessoas dentro do supermercado ou na porta do estabelecimento", disse Vera.
As reclamações sobre abordagens também representam 1,4% das 5.194 reclamações feitas pelos usuários do metrô paulista, que retira cerca de 10 pedintes por dia do sistema.
A abordagem feita por pedintes dentro dos trens ou nas estações já ocupa o quinto lugar no ranking geral de reclamações sobre segurança recebidas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, atrás de furtos e roubos.
Foram 75 reclamações de um total de registros feitos pelo Metrô em 99. O assistente da Gerência de Operações do Metrô, José Luiz Bastos, disse que os pedintes costumam aparecer quando os trens estão mais vazios: das 10h às 17h ou após as 20. As linhas preferidas são a norte-sul e a leste-oeste.
Segundo o assistente, a retirada dos pedintes dos trens é difícil porque eles se passam por passageiros quando os agentes de segurança fazem a fiscalização.
(GONZALO NAVARRETE)


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