São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manutenção mais bem feita teria evitado apagão, dizem analistas

DA AGÊNCIA FOLHA

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que uma melhor manutenção na área onde passam linhas de transmissão da Eletronorte poderia ter evitado o apagão que atingiu 11 Estados das regiões Norte e Nordeste na quarta-feira.
O professor do Departamento de Energia e Automação Elétricas da USP, Luiz Cera Zanetta Júnior, diz que na faixa onde passam as linhas deveria haver limpezas periódicas, o que impediria o contato com árvores nas proximidades. "Mas seria prudente aguardar o resultado das investigações", afirma.
De acordo com explicação da Eletronorte, uma árvore foi a causa para o desligamento da linha entre as subestações de Colinas do Tocantins (TO) e Miracema (TO). Os galhos da árvore se aproximaram do cabo da transmissão o suficiente para romper o isolamento elétrico do ar, provocando um curto.
Para o engenheiro eletricista José Antônio Feijó de Melo, da ONG Ilumina, a Eletronorte precisa explicar por que houve também o desligamento das linhas que fazem a interligação dos sistemas do Norte com o Nordeste e do Nordeste com o Sudeste do país.
A Eletronorte afirma que as árvores sob as linhas são podadas periodicamente e que não houve falha de manutenção no caso do apagão.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa não se manifesta sobre piora do serviço
Próximo Texto: Cai liminar sobre escolha de professor de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.