São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EDUCAÇÃO

UnB estuda fotografar aluno para definir admissão por meio da cota para negros
A UnB (Universidade de Brasília) estuda a possibilidade de usar fotografias para definir os alunos que serão admitidos na instituição por meio da cota para negros. Pela proposta, o aluno que declarasse interesse em ser incluído no sistema de cota tiraria uma foto na inscrição para o vestibular. Ela seria analisada por uma equipe da universidade para descartar ou não a inclusão do estudante nessas vagas.
Ele também teria de prestar a informação de como se declara -negro ou pardo. Outra alternativa é usar apenas a auto-declaração. Está descartada a inclusão de afrodescendentes na cota. A proposta final deve ser divulgada nas próximas semanas. A cota será implantada no vestibular do segundo semestre deste ano, previsto para julho.
Aprovado em junho de 2003 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB, o Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial prevê a destinação de 20% das mil vagas de graduação para atender a alunos negros. Está prevista também a inclusão de índios na universidade e a implantação de projetos em escolas públicas de ensino médio localizadas em áreas carentes do Distrito Federal.
O governo federal estuda uma medida para incentivar as universidades públicas a aderirem ao sistema de cotas.
Ontem, a UnB assinou com a Funai (Fundação Nacional do Índio) um convênio prevendo o ingresso de 200 estudantes índios em dez anos na instituição.
Hoje, a estimativa é que só 0,36% da população indígena brasileira -368 mil pessoas, em 2000- esteja matriculada no ensino superior. As vagas para os índios são extras. Para entrar, é preciso ter pontuação mínima em três provas de conhecimentos gerais, português e matemática. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Segurança: Vítimas apontam 10 PMs ao ouvidor
Próximo Texto: Administração: Prefeitura lança o Bolsa Aluguel e quer edifício São Vito vazio em um mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.