São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO SUPERIOR

Alunos ocupam a PUC e exigem bolsa de estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 200 estudantes da PUC-SP ocuparam na segunda-feira o setor de atendimento ao aluno da universidade. Eles pedem a concessão de bolsas integrais para pessoas de baixa renda.
Até o fechamento desta edição, o grupo decidia se permaneceria hoje dentro do setor.
Os manifestantes, que se revezam em turnos de 50 alunos, dormiram e se alimentaram na sala, localizada no campus central da universidade, em Perdizes (zona oeste de São Paulo).
A reclamação é que a PUC não abriu bolsas de 100% neste ano. A Folha não conseguiu falar com representantes da universidade na noite de ontem.
Segundo os manifestantes, foram abertas 200 bolsas, mas de 50% e 60%. "Isso não é bolsa, é desconto. Muitos alunos do primeiro ano não terão como pagar o restante", disse Mariana Cristina Moraes da Cunha, 20, uma das organizadoras do movimento.
Os estudantes afirmam que a reitoria ameaçou cinco alunos caso a ocupação não acabasse -esses universitários seriam alvo de uma sindicância.
A PUC atravessa a sua pior crise financeira. A universidade deve R$ 82 milhões aos bancos e, em decorrência disso, cortou 30% do quadro docente desde o final do ano passado. Uma parte dessas demissões, porém, foi revertida no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A instituição vai recorrer dessa decisão. (FT)


Texto Anterior: Professores decidem voltar hoje ao trabalho
Próximo Texto: Vestibular: Unesp divulga o calendário de meio de ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.