São Paulo, segunda-feira, 13 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estresse pode prejudicar aprendizado

DA SUCURSAL DO RIO

Estresse, medo ou prazer no ato de aprender afetam diretamente a capacidade de assimilação do conteúdo ensinado.
Essa constatação está em um relatório produzido pela OCDE (organização que congrega 30 países, especialmente desenvolvidos) para nortear como os resultados dos estudos da neurociência devem ser usados no processo de aprendizado.
Segundo o texto, estados emocionais induzidos pelo medo ou estresse, por exemplo, afetam a capacidade de aprendizado, de memória e o julgamento social e podem levar a um comportamento instável ou agressivo.
Por outro lado, o cérebro humano responde positivamente ao aprendizado associado ao prazer, como quando uma criança compreende um conceito novo apresentado a ela. Criar oportunidades para que isso ocorra deve ser um dos principais objetivos a serem buscados na educação infantil. O relatório está em www.oecd.org/edu/brain.


Texto Anterior: Escolas antecipam estímulos a crianças
Próximo Texto: Uso de música erudita para aumentar inteligência de bebês é "neuromito"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.