|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Estresse pode prejudicar aprendizado
DA SUCURSAL DO RIO
Estresse, medo ou prazer no ato de aprender afetam diretamente a capacidade de assimilação do
conteúdo ensinado.
Essa constatação está
em um relatório produzido pela OCDE (organização que congrega 30 países, especialmente desenvolvidos) para nortear como os resultados dos estudos da neurociência devem ser usados no processo de aprendizado.
Segundo o texto, estados emocionais induzidos
pelo medo ou estresse, por
exemplo, afetam a capacidade de aprendizado, de
memória e o julgamento
social e podem levar a um
comportamento instável
ou agressivo.
Por outro lado, o cérebro humano responde positivamente ao aprendizado associado ao prazer, como quando uma criança
compreende um conceito
novo apresentado a ela.
Criar oportunidades para
que isso ocorra deve ser
um dos principais objetivos a serem buscados na
educação infantil. O relatório está em www.oecd.org/edu/brain.
Texto Anterior: Escolas antecipam estímulos a crianças Próximo Texto: Uso de música erudita para aumentar inteligência de bebês é "neuromito" Índice
|