UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Capital baiana, onde chove há dez dias, tem 389 famílias desabrigadas ou vivendo em imóveis com risco de desabamento

Chuva faz Salvador decretar emergência

MANUELA MARTINEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL), decretou ontem estado de emergência em consequência dos estragos causados pelas fortes chuvas que já atingem o município há dez dias.
Com a medida, a prefeitura espera a liberação de verbas federais para a realização de obras emergenciais na cidade. A decretação do estado de emergência também dispensa a necessidade de serem feitas licitações para as obras.
Segundo a Codesal (Coordenadoria da Defesa Civil de Salvador), até a noite de ontem 389 famílias tinham perdido suas casas ou se encontravam em imóveis que apresentavam risco iminente de desabamento.
Desde que as chuvas tiveram início, no último dia 4, a Secretaria da Defesa Civil já recebeu mais de 1.500 solicitações de atendimento relacionadas a desabamentos, deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores.
O índice pluviométrico acumulado desde o dia 4 até ontem alcançou 300,8 mm -valor que representa quase toda a expectativa de volume de chuvas para maio. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.
Até o momento, foi registrada só uma morte em decorrência das chuvas em Salvador. Atingida por uma parede de barro que desabou na Palestina (periferia da cidade), a estudante Adriana Santana dos Santos, 19, morreu no último dia 4, antes de ser atendida.
As famílias serão assistidas pela Setrads (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social). Segundo o secretário Raimundo Cayres, os desabrigados recebem colchões e vale-compras de R$ 50 (para famílias com até cinco integrantes) ou de R$ 75 (para as que têm mais de cinco pessoas).


Texto Anterior: Justiça: Mulher de Andinho pega 6 anos de prisão
Próximo Texto: Saúde: Diária de UTI não terá aumento, diz Costa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.