São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pessoas ativas controlam melhor a pressão

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O significativo aumento da hipertensão na população com mais de 40 anos e o conhecimento atual de que fatores de risco para a pressão alta podem ser minimizados indicam a necessidade urgente de medidas preventivas, segundo o professor José Paulo Cipullo, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Cipullo e uma equipe de 11 médicos da faculdade (João Cação, Maria Regina Godoy, José Martin, Afonso Loureiro, Luís Ciorlia, Gustavo Ciorlia, Milene Silva, Letícia Andrade, Plínio Luppino, Carlos Carvalho e José Carvalho) realizaram um levantamento completo sobre a hipertensão em vários setores da população de Rio Preto (a 440 km de SP).
Verificaram que 34,2% das pessoas com atividade física ativa apresentavam aumento da pressão e quase o dobro das pessoas hipertensas (65,8%) levava uma vida sedentária.
No estudo, a prevalência da hipertensão (número de casos da doença na população) foi de 10,91% dos 18 aos 39 anos; 23,8%, de 40 a 49 anos; 45,21%, de 50 a 59 anos; 65,87%, de 60 a 69 anos; e acima de 70 anos, 69,78%.
Não houve diferença entre sexo, a não ser acima dos 70 anos, quando surge o predomínio da hipertensão entre mulheres (82,20%) em relação a homens (57,35%).
Cipullo e seus colaboradores também estudaram a hipertensão relacionada ao estado civil, o que raramente é referido em outras pesquisas relacionadas ao problema.
Observaram diferença significante entre os grupos de separados, divorciados e viúvos (45,7%) em relação aos casados (24,2%) e solteiros (12,3%). Na análise das causas, Cipullo considera que a menor prevalência entre os solteiros deve-se ao predomínio de jovens na população estudada. Entre os casados, a preocupação e responsabilidade familiar poderiam representar um fator de risco. E para os separados, divorciados e viúvos, as causas seriam fatores psicossociais, falta de estímulo do companheiro e menor preocupação com a saúde.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Termômetro de mercúrio é substituído
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.