São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNICAMP

Funcionário volta ao trabalho e greve acaba

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Os 700 alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) começam a ter aulas normalmente a partir de hoje. Os 80 funcionários e cem professores do instituto voltaram às atividades na última sexta-feira.
A decisão de encerrar a greve no instituto aconteceu depois que uma assembléia setorial aceitou o reajuste proposto pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Paulistas).
Os reitores propõem a incorporação do abono de 3,75% a partir de janeiro de 2001, mais 4,25% sobre o salário de março, além dos 7% já pagos.
Os grevistas querem 20,5% de reajuste imediato e 12% em parcelas até abril do próximo ano.
O Instituto de Economia tentou normalizar as aulas ontem, mas, pela manhã, alguns alunos não compareceram, segundo uma funcionária do departamento. O STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp) informou que a adesão continua entre 85% e 90% dos 8.400 funcionários.
De acordo com a Adunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), 80% dos 1.900 professores continuam paralisados. A greve completou ontem 48 dias.
Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, 80% das 20 unidades da universidade estão voltando às atividades. Não há greve nos Institutos de Química, Computação, Geociências e Faculdade de Educação Física.
O Cruesp aceitou negociar com os grevistas. A reunião está prevista para amanhã às 14h, na USP (Universidade de São Paulo).

Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto (319 km de São Paulo), depois de 45 dias, a paralisação de professores e funcionários nas escolas estaduais e universidades públicas da região começa a perder força.
Nas escolas estaduais, o índice de adesão caiu para 40%, o menor registrado desde o início do movimento, segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).



Texto Anterior: Tenor irlandês Frank Patterson morre aos 58
Próximo Texto: Prisão: Protesto pede a libertação de professores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.