São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segall

"Casal" retrata Lituânia após a 1ª Guerra Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

"Casal" (1919), de Lasar Segall, é uma obra que retrata o ambiente trágico de Vilna, na Lituânia, cidade natal do artista, após a Primeira Guerra Mundial, que ele havia visitado no ano de realização desse guache.
Pessoas com cabeças de dimensões exageradas e expressões trágicas vão compor também outras obras dessa fase, como "Duas crianças" (1920), que também pertence à Coleção Nemirovsky, proprietária de ao menos oito obras do artista.
"Casal" tem as características do movimento denominado expressionismo -a crítica social é uma delas, criado, entre outros, pelo grupo Secessão de Dresden, em 1919, que teve em Segall um de seus fundadores.
Em 1913, seis anos antes de concluir "Casal", Segall já havia passado pelo Brasil. Suas exposições, então realizadas em São Paulo e Campinas, são consideradas marcos do modernismo no país. (FCY)


Texto Anterior: Di Cavalcanti: Picasso inspirou "Mulheres na Janela", de 1926
Próximo Texto: Picasso: "Minotauro" e "O Pintor" são de fases distintas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.