São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

di cavalcanti

Picasso inspirou "Mulheres na Janela", de 1926

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Mulheres na Janela" (1926) é uma pintura bastante representativa do conjunto da obra de Di Cavalcanti, conhecido por ser o "pintor das mulatas". Ela foi realizada sob o efeito de sua estada em Paris e revela uma grande influência de Pablo Picasso.
As duas mulatas ocupam o primeiro plano da obra, num tipo de composição que lembra "Les demoiselles d'Avignon" (1907), obra-prima do espanhol, que retrata cinco prostitutas e inaugura o estilo denominado cubismo.
Em sua obra, Di Cavalcanti não é tão radical para distorcer as figuras, mas o tom avermelhado da tela propicia um caráter sensual às mulheres que, com maquiagem carregada e roupas decotadas, sejam possivelmente também prostitutas.
Esse conjunto figurativo contrasta com o fundo geometrizado, que ressalta ainda mais os corpos arredondados das mulatas.


Texto Anterior: Obras de Di Cavalcanti, Segall e Picasso são roubadas de dia
Próximo Texto: Segall: "Casal" retrata Lituânia após a 1ª Guerra Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.