São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prédios 'emblemáticos' da região serão reformados

DE SÃO PAULO

Cinco edifícios "emblemáticos" da futura Nova Luz que estão em estado precário serão reformados e só poderão ser vendidos a empreendedores depois de ter as paredes internas removidas.
Entre eles está o edifício "Sarajevo", na rua General Osório. O apelido vem do estado precário da fachada, que lembra um cenário de guerra. Após a reforma, o "treme-treme" de 250 apartamentos pode virar um hotel ou continuar residencial.
Outro prédio que será restaurado fica perto da Sala São Paulo. O espigão residencial de 210 apartamentos, na esquina das ruas General Osório e dos Protestantes, vai se transformar em um hotel.
O edifício Andorinhas, na avenida Rio Branco com rua dos Gusmões (via onde se concentram os usuários de crack), tem 136 apartamentos residenciais e manterá esse uso após a reforma.
Dois prédios menores, um na rua Aurora com Guaianazes, outro na rua Vitória, também serão reformados.
Juntos, os cinco edifícios para retrofit (reforma) têm 28 mil m2 de área construída, contra 351 mil m2 de área a demolir. Quase 10% dos edifícios da área estão tombados, num total de 89 prédios.
Para incentivar a reforma desses prédios, que são geralmente mais baixos do que o permitido para os terrenos, uma lei municipal permite a transferência do potencial de construção não aproveitado.
Nesse caso, a concessionária escolhida para fazer a requalificação urbana terá de restaurar a fachada dos prédios tombados, com custo estimado de R$ 79 milhões.

BAIRRO VERDE
A Nova Luz será um bairro com infraestrutura verde.
Terá estações de abastecimento de carros elétricos, espaço para triagem de lixo orgânico nos novos edifícios e ciclovias em todas as avenidas do perímetro externo. Telhados e paredes com vegetação também são propostos.


Texto Anterior: Transformar cracolândia em Nova Luz levará 15 anos
Próximo Texto: Apoio a bombeiros reúne 20 mil no Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.