São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Fechamento total está previsto para ser até 2005

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou, por nota, que já desativou 37 carceragens em São Paulo e que o fechamento de todas está previsto para ocorrer até 2005.
Segundo a secretaria, existe empenho para resolver o problema. Desde 1995, de acordo com a nota, foram desativados 42 distritos e 87 cadeias públicas. Isso resultou na transferência de 15 mil presos para o sistema prisional, segundo contabilidade da secretaria.
A nota informa percentuais que representariam queda no número de fugas e de resgates de presos: as fugas em 2003 tiveram redução de 38% na capital e de 24% no resto do Estado em relação ao ano anterior. Os resgates teriam caído 100% na capital e 22% no Estado.
Na comparação do primeiro semestre de 2004 com o mesmo período de 2003, as fugas teriam registrado queda de 23% -não inclui a fuga de ontem no 57º DP (Parque da Mooca, na capital). A nota não informa a comparação do número de resgates nos dois períodos. A secretaria também não quis informar os números absolutos para a confirmação dos percentuais.
Na nota oficial, o órgão informou ainda que os pedidos de interdição "têm sido atendidos conforme a disponibilidade de remoção de presos para o sistema penitenciário, cumprindo-se, na medida do possível, a determinação da Justiça".
O governo promete viabilizar a desativação com a construção, em andamento, de três CDPs (Centros de Detenção Provisória) na Grande SP e seis penitenciárias no interior.


Texto Anterior: Segurança: Justiça quer fechar 30 cárceres em distritos
Próximo Texto: Plantão chega a ter 5 policiais para 200 presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.