São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Acusação da CPI é irresponsável, diz advogado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O advogado Theo Dias, que representa os pilotos do jato Legacy, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, chamou de "irresponsável" a atitude da CPI de acusá-los antes mesmo das conclusões das investigações técnicas que vêm sendo feitas pelas autoridades aeronáuticas.
"Foi irresponsável fazer uma pretensa investigação conduzida por políticos e, depois, anunciar julgamentos antes mesmo das conclusões do Cenipa [o centro de investigação e de prevenção de acidentes aeronáuticos da FAB]. Deve ser inédito na história da aviação internacional", reagiu ele.
Segundo Dias, a CPI foi criada para analisar a crise aérea e para propor reformas no sistema, não para investigar e emitir julgamento sobre causas de choques e quedas de aviões.
Um exemplo do ele que chamou de "irresponsabilidade" é o fato de os parlamentares anunciarem "resultados" sem ao menos saber o que aconteceu com o transponder, o aparelho que aciona o sistema anticolisão das aeronaves e que, no caso do Legacy, estava inoperante na hora do choque com o Boeing da Gol.
Ele disse ainda que considera "um absurdo e um perigo" o anúncio de que a CPI pretende ter acesso às fitas das caixas pretas do Legacy, para analisar os diálogos dos pilotos. "Como podem políticos leigos interpretar caixas pretas de aviões? Isso só mostra como as CPIs se trivializaram neste país", afirmou o advogado.


Texto Anterior: CPI culpa pilotos do Legacy por acidente
Próximo Texto: Conclusões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.