São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

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Região da Berrini perde hoje 3.400 vagas para estacionar

Outras 760 vagas que eram gratuitas passam a exigir cartão de Zona Azul

DA REPORTAGEM LOCAL

A região da av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, na zona sul de São Paulo, vai perder 3.400 vagas de estacionamento nas vias públicas a partir de hoje.
Além disso, os motoristas que frequentam as imediações terão de pagar para estacionar os carros em outras 760 vagas -que eram de graça, mas que passam a ser de Zona Azul.
O cartão para uma hora custa hoje R$ 1,80 nos postos oficiais, mas aumentará para R$ 3 (em data que segue indefinida).
As mudanças na região da Berrini atingem 40 vias e fazem parte de uma série de restrições adotadas nos últimos meses pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em bairros como Jardins, Vila Olímpia, Itaim Bibi (todos na zona oeste) e Moema (na zona sul).
A gestão Gilberto Kassab (DEM) diz que a justificativa é a melhoria da fluidez do trânsito. Ao eliminar vagas de estacionamento nas vias públicas, por exemplo, abre-se mais espaço para a passagem de veículos.
A CET estima que trafeguem 1.960 carros e 160 ônibus por hora em momentos de pico apenas na própria Berrini.
Algumas ruas do entorno também terão mudança de sentido ou passarão a ter conversão proibida. Serão criados bolsões de estacionamento com 466 vagas para motos e 13 pontos de táxi serão remanejados.
As restrições que começam hoje deverão agravar uma dificuldade para estacionar os carros que já existia na Berrini.
Dezenas de pessoas que trabalham na região costumam chegar com até três horas de antecedência só para garantir uma vaga, conforme mostrou a Folha em março.
Há dificuldade para estacionar inclusive em espaços particulares -que geralmente lotam por volta das 11h e têm espera de até seis meses por alguma vaga de mensalista.
A Berrini também sofre críticas devido à oferta de transporte coletivo. A área é atendida por uma linha de trem da CPTM (a 9-Esmeralda, de Osasco ao Grajaú), porém sem conexão direta com as linhas do metrô que levam ao centro ou às zonas leste e norte.


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