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Sena Madureira terá túnel de R$ 219 mi
Complexo interligará Sena Madureira e Ricardo Jafet e deve ficar pronto em 2012, ano de eleições municipais
Preço ficou 48% acima da estimativa feita pela prefeitura em 2008; inflação no período, pelo IPCA, foi de 9%
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
A construção de túneis no
cruzamento das avenidas Sena Madureira e Domingos de
Moraes, na zona sul de SP,
deverá custar R$ 219 milhões
aos cofres públicos, dinheiro
suficiente para implantar 20
km de corredores de ônibus.
O valor, proposto pelo consórcio Queiroz Galvão/Galvão Engenharia, foi declarado vencedor da licitação lançada por Gilberto Kassab
(DEM) para realizar a obra,
que inclui um túnel de 400
metros, outro de 590 metros e
algumas melhorias viárias.
O preço ficou 48% acima
da estimativa divulgada pela
prefeitura dois anos atrás. A
inflação nesse período, pelo
IPCA, limitou-se a 9%.
A construção do complexo
viário entre as imediações da
Vila Mariana e do Ipiranga
vai demorar um ano e meio.
A gestão Kassab espera
iniciar a obra no ano que vem
para terminá-la em 2012,
quando haverá eleições.
GARGALO
A obra prevê a interligação
das avenidas Sena Madureira e Ricardo Jafet, eliminando um gargalo existente no
cruzamento com a Domingos
de Moraes e facilitando a chegada ao ABC paulista.
O objetivo é ter um acesso
direto das regiões sul e sudeste, nos eixos das avenidas
Ruben Berta, Ibirapuera,
Santo Amaro, Juscelino Kubitschek e Brasil, com a sudoeste, nas avenidas Ricardo
Jafet, Dom Pedro e do Estado.
Não são previstas desapropriações de áreas privadas.
A construção dos túneis
enfrenta a resistência de especialistas por ser mais uma
obra pública voltada prioritariamente ao transporte individual. A gestão Kassab não
diz se há expectativa de uso
do complexo viário pelo
transporte coletivo.
Diante da polêmica, a prefeitura elaborou os projetos e
lançou licitação para contratar a obra, porém sem anunciá-la como uma prioridade.
Agora, faltam poucos entraves para ela sair do papel,
como os prazos de questionamento da concorrência e a licença ambiental.
Segundo a Secretaria da
Infraestrutura Urbana, "a liberação de recursos orçamentários para a execução
está prevista para 2011". A
pasta justificou a alta dos
custos ao fato de a quantia divulgada em 2008 ter sido só
uma estimativa, "antes do
detalhamento do projeto".
Os túneis da Sena Madureira faziam parte da lista de
obras sugeridas pelo sindicato das empreiteiras aos candidatos a prefeito em 2008.
Entre as construtoras que
disputaram a licitação estiveram Odebrecht, OAS, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão. As diferenças de preços
entre elas foram mínimas
-menos de 2% entre a última e a primeira colocada.
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