São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

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Sena Madureira terá túnel de R$ 219 mi

Complexo interligará Sena Madureira e Ricardo Jafet e deve ficar pronto em 2012, ano de eleições municipais

Preço ficou 48% acima da estimativa feita pela prefeitura em 2008; inflação no período, pelo IPCA, foi de 9%

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A construção de túneis no cruzamento das avenidas Sena Madureira e Domingos de Moraes, na zona sul de SP, deverá custar R$ 219 milhões aos cofres públicos, dinheiro suficiente para implantar 20 km de corredores de ônibus.
O valor, proposto pelo consórcio Queiroz Galvão/Galvão Engenharia, foi declarado vencedor da licitação lançada por Gilberto Kassab (DEM) para realizar a obra, que inclui um túnel de 400 metros, outro de 590 metros e algumas melhorias viárias.
O preço ficou 48% acima da estimativa divulgada pela prefeitura dois anos atrás. A inflação nesse período, pelo IPCA, limitou-se a 9%.
A construção do complexo viário entre as imediações da Vila Mariana e do Ipiranga vai demorar um ano e meio.
A gestão Kassab espera iniciar a obra no ano que vem para terminá-la em 2012, quando haverá eleições.

GARGALO
A obra prevê a interligação das avenidas Sena Madureira e Ricardo Jafet, eliminando um gargalo existente no cruzamento com a Domingos de Moraes e facilitando a chegada ao ABC paulista.
O objetivo é ter um acesso direto das regiões sul e sudeste, nos eixos das avenidas Ruben Berta, Ibirapuera, Santo Amaro, Juscelino Kubitschek e Brasil, com a sudoeste, nas avenidas Ricardo Jafet, Dom Pedro e do Estado. Não são previstas desapropriações de áreas privadas.
A construção dos túneis enfrenta a resistência de especialistas por ser mais uma obra pública voltada prioritariamente ao transporte individual. A gestão Kassab não diz se há expectativa de uso do complexo viário pelo transporte coletivo.
Diante da polêmica, a prefeitura elaborou os projetos e lançou licitação para contratar a obra, porém sem anunciá-la como uma prioridade.
Agora, faltam poucos entraves para ela sair do papel, como os prazos de questionamento da concorrência e a licença ambiental.
Segundo a Secretaria da Infraestrutura Urbana, "a liberação de recursos orçamentários para a execução está prevista para 2011". A pasta justificou a alta dos custos ao fato de a quantia divulgada em 2008 ter sido só uma estimativa, "antes do detalhamento do projeto".
Os túneis da Sena Madureira faziam parte da lista de obras sugeridas pelo sindicato das empreiteiras aos candidatos a prefeito em 2008.
Entre as construtoras que disputaram a licitação estiveram Odebrecht, OAS, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão. As diferenças de preços entre elas foram mínimas -menos de 2% entre a última e a primeira colocada.


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