São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas alertam para forte frente fria

RS sentiu impacto da mudança do tempo ontem; vendaval derrubou postes e deixou cerca de 142 mil sem luz

Para meteorologistas, deve ser a pior frente fria do ano e vai afetar mais o Sul do país; SP deve ter mínima de 11ºC

EDUARDO GERAQUE
JEAN-PHILIP STRUCK

DE SÃO PAULO No Rio Grande do Sul, ontem, 142 mil consumidores ficaram sem luz. Em Canoas, na Grande Porto Alegre, 150 casas foram destelhadas e 70 postes derrubados. Os ventos sopraram a 96 km/h. No litoral, ele passou dos 100 km/h.
Os gaúchos receberam ontem o impacto de uma potente frente fria. Depois da chuva, hoje, uma forte massa de ar polar vai agir na região.
Segundo vários órgãos de meteorologia, ela é a pior do ano. Para a gaúcha Metsul, inclusive, as temperaturas em terras gaúchas poderão ser as mais baixas da década.
Deve nevar nesta semana nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Existe a possibilidade, inclusive, de nevar bastante entre sexta-feira e sábado, apesar de os modelos meteorológicos serem sensíveis a mudanças a cada dia.
Para o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as mínimas ficam abaixo de zero e as máximas não passam de 21ºC. Segundo a Somar Meteorologia, na sexta-feira, a cidade de Porto Alegre pode registrar 5C como temperatura máxima, o que não ocorre desde 2001.
Ontem, três cidades do RS registraram as menores temperaturas do país. Em Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé, os termômetros não passaram de 9ºC.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil da região está de prontidão por causa da possibilidade de fortes chuvas com queda de granizo.
Segundo a Somar Meteorologia, o tempo vai mudar hoje na região do Sudeste do país, mas o frio intenso registrado do Sul não chegará até o Estado de São Paulo.
À tarde, os paulistanos vão enfrentar chuvas e trovoadas. Amanhã e quinta, as temperaturas mínimas durante a noite devem ficar entre 11ºC e 14ºC. Mas as chuvas diminuem.
Ontem, depois de 19 dias com tempo absolutamente seco, chuviscou muito pouco em alguns pontos da cidade, como em Pirituba (na zona oeste da capital).
A forte massa de ar polar está presa no Sul. O bloqueio ocorre por causa dos chamados ventos de maior altitude, que sopram por volta dos 10 km de altura.


Texto Anterior: Foco: Jardim da orla de Santos é tombado
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.